Publicidade
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Museu Victor Meirelles completa 65 anos com abertura de exposições

“Acervo MVM em Perspectiva” e "Victor em 4D" mostram a variedade linguística e cultural da mostra

Redação ND
Florianópolis
16/11/2017 às 17H37
“Cristo sobre as Ondas”, uma das obras do Victor Meirelles que estará exposta no museu em sua sede temporária - Divulgação/ND
“Cristo sobre as Ondas”, uma das obras do Victor Meirelles que estará exposta no museu em sua sede temporária - Divulgação/ND



Em comemoração aos 65 anos de inauguração, o Museu Victor Meirelles abre nesta quinta (16) duas exposições. A primeira é “Acervo MVM em Perspectiva”, que faz um histórico da composição do acervo do próprio museu. A segunda trabalha com as relações sociais e políticas da arte, através da montagem do ‘Módulo 3 – A Dimensão Política’, dentro do ciclo ‘Victor em 4D’, mostra de longa duração que se iniciou em maio. As exposições ficam em cartaz até 9 de fevereiro de 2018.

As obras selecionadas para a exposição “Acervo MVM em Perspectiva” representam a variedade da linguagem das artes visuais, colocando lado a lado obras do artista brasileiro do século 19 com trabalhos de 36 artistas contemporâneos de variadas técnicas como pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, objetos, vídeo-arte, entre outros.

Neste terceiro módulo do Projeto Victor em 4D ganha corpo a reflexão em torno da função social, cultural e política da arte, bem como a capacidade de representação, buscando dialogar com o público e a comunidade. “Victor em 4D” é uma exposição de média duração sobre a vida e a produção artística de Victor Meirelles, dividida em quatro dimensões: estética, histórica, política e simbólica. O objetivo principal é sugerir possíveis leituras sobre o acervo do artista preservado pelo museu, buscando identificar as características estéticas de suas obras de arte, as diferentes fases de Victor, o ambiente em que sua produção estava inscrita na segunda metade do século 19 e o legado deixado pelo pintor como patrimônio artístico nacional.

Serviço:

O quê: Abertura das exposições ‘Acervo MVM em Perspectiva’ e ‘Victor em 4D - A Dimensão Política’

Quando: 16/11, 18h (abertura)

Onde: Museu Victor Meirelles, rua Rafael Bandeira, 41, Centro, Florianópolis

Quanto: gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade