Publicidade
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Pão e vinho: a mais clássica das misturas, com o toque refinado de um especialista na arte da panificação e na enologia. Conheça os tipos de vinho, as características de cada um, as maneiras de harmonizar a bebida com as mais variadas refeições. Imperdível.

Coluna Pão & Vinho: Grande Florianópolis já tem 20 microcervejarias

A coluna de hoje trata sobre o surgimento de pequenas cervejarias na região da Grande Florianópolis.

João Lombardo
11/08/2017 11h17

A Grande Florianópolis aderiu à onda da cerveja artesanal. Quem for ao Shopping Iguatemi até o próximo domingo ainda terá tempo de provar estilos produzidos por 20 cervejarias locais. Cervejas frescas, leves, outras complexas, com aromas e paladar marcantes. Cervejas para alimentar boas conversas e acompanhar petiscos e pratos da culinária florianopolitana.

O evento faz parte do projeto Eu Bebo Cerveja Local, que reúne 40 bares e 20 cervejarias da Grande Florianópolis. Ele mostra que é crescente a cultura cervejeira não só no interior do estado, mas também na capital e entorno. Além de divulgar os estilos de cervejas, o evento propaga a cultura dos growlers, aquelas garrafas de vidro escuras e recarregáveis, que podem ser enchidas e levadas para onde quiser.

O bier sommelier Alfredo Brites está sempre pelo local atendendo gentilmente as pessoas que querem aprender um pouco mais sobre as cervejas artesanais.

Eu estive no evento e provei algumas das cervejas apresentadas. Vejas as notas de prova, a seguir.

ARMADA IPA – Cervejaria Armada – São José

Cor amarelo dourada, quase âmbar. Aromas de frutas tropicais, manga, papaia, banana, sutil nota cítrica, especiarias. Paladar igualmente frutado, amargor médio alto, longa.

SICÍLIA WIT – Cervejaria Sambaqui – Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis

Elaborada com malte de trigo, raspas de limão siciliano, coentro, gengibre e noz moscada. Cor amarelo-palha levemente turva. Aromas cítricos e das especiarias com as quais é feita. Paladar fresco, amargor médio-baixo, fácil e gostosa de beber.

RUFUS AMBER ALE – Cervejaria da Lagoa – Lagoa da Conceição – Florianópolis

Cor âmbar intenso, quase ruiva. Aromas cítricos, notas florais de lúpulo, frutada, toffee. Paladar equilibrado, bom frescor, médio amargor.

Conheça a primeira cerveja de Pinhão do mundo

A cervejaria Insana, de Palmas, no Paraná, está produzindo a primeira cerveja de pinhão do mundo. Trata-se de uma cerveja sazonal, produzida apenas no período de coleta das sementes da araucária. O objetivo é contribuir para a preservação das florestas de araucária. A iniciativa, chamada Araucária+, é fruto de uma pareceira da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

Para produzir a Insana Pinhão, os frutos da Araucária passam por um pré-cozimento, para dar mais corpo e sabor à cerveja. E isso é incorporado à fermentação. O resultado é uma cerveja forte, escura, com teor alcoólico de 8,5o GL. Um produto que pode acompanhar preparos fortes como churrasco, carnes assadas no forno, cordeiro, caças de pena e de pelo e também os tradicionais arroz de carreteiro com pinhão, entrevero e paçoca de pinhão.  Veja as notas de prova da cerveja:

Insana Pinhão 2017 – Cervejaria Insana – Palmas – Paraná

Cor âmbar escuro. Aromas de cereais, notas frutadas, de caramelo, lembrança do pinhão cozido. Nota doce no olfato. Encorpada no paladar, toques tostados, notas frutadas, frescas, cremosa, madeira, amargor médio-alto, longa e intensa.

Santa Adega promove festival de vinhos

A Santa Adega irá promover no próximo dia 21 deste mês seu 3o Festival de Vinhos no Hotel Majestic, em Florianópolis. O evento acontecerá entre as 18 e 21 horas. Os participantes poderão degustar mais de 100 rótulos de diversos países e conversar com sommeliers e enólogos presentes. Além de degustar os vinhos, parte do valor dos ingressos poderá ser revertida em compras. Informações pelo número (48) 3233-1296 ou pelo e-mail  HYPERLINK "mailto:eventos@santaadega.com.br" eventos@santaadega.com.br

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade