Publicidade
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Pão e vinho: a mais clássica das misturas, com o toque refinado de um especialista na arte da panificação e na enologia. Conheça os tipos de vinho, as características de cada um, as maneiras de harmonizar a bebida com as mais variadas refeições. Imperdível.

  • Coluna Pão & Vinho: Vinhos para acompanhar os pratos clássicos da culinária italiana

    Vinhos para acompanhar os pratos clássicos da culinária italiana

    A culinária italiana é uma das mais praticadas mundo afora. Não é diferente no Brasil. A pizza é uma instituição de domingo à noite. A lasanha, um preparo festejado pelas famílias. Gnocchi então, nem se fala, todo mês tem data para ser apreciado. E os risotos, que a cada dia ganham mais apreciadores. Veja então algumas dicas de vinhos para acompanhar pratos clássicos da cozinha italiana.

    O arroz e as massas, um esclarecimento

    Massas e arroz são produtos à base de amido. Eles são neutros, combinam com vinhos brancos e tintos. O que determina a cor do vinho que acompanhará uma pizza, por exemplo, é a cobertura. O mesmo vale para as massas e risotos. O molho e os ingredientes que compõem a receita dirão que vinho é o melhor para escoltar o prato.

    Veja algumas sugestões:

    Antepastos – caponata; azeitonas temperadas; sardella; alichella; vegetais em vinagre; vegetais e cogumelos em[...]

    Leia mais
  • Coluna Pão & Vinho: Catarinense Lohn Bier é ouro na Copa do Mundo das Cervejas

    (foto – João Lombardo)

    Os dirigentes da Cervejaria Lohn Bier, da cidade de Lauro Muller, aos pés da Serra do Rio do Rastro, estão com o sorriso atrás das orelhas. A empresa familiar, que ainda não completou três anos de existência, conquistou nada menos do que nove medalhas no World Bieer Awards 2017, a chamada Copa do Mundo das cervejas, realizada em Londres, em agosto último. A cerveja Catharina Sour Uva Goethe, além de conquistar Ouro, venceu a competição internacional na categoria Flavored Fruit & Vegetables, sendo eleita a melhor do concurso neste segmento.

    “A Catharina Sour de Uva Goethe foi eleita a ‘Melhor Cerveja do Mundo’ na categoria fruta”, comemora Tatiani Felisbino  Brighenti, sócia-fundadora da empresa. A cerveja é elaborada com suco de uva Goethe, casta que gera o vinho emblemático da região Sul do estado. Um fermentado de cereais que ganha um toque especial com a principal matéria-prima do vinho.

    Do World Beer Awards participaram[...]

    Leia mais
  • Coluna Pão & Vinho: Grande Florianópolis já tem 20 microcervejarias

    A Grande Florianópolis aderiu à onda da cerveja artesanal. Quem for ao Shopping Iguatemi até o próximo domingo ainda terá tempo de provar estilos produzidos por 20 cervejarias locais. Cervejas frescas, leves, outras complexas, com aromas e paladar marcantes. Cervejas para alimentar boas conversas e acompanhar petiscos e pratos da culinária florianopolitana.

    O evento faz parte do projeto Eu Bebo Cerveja Local, que reúne 40 bares e 20 cervejarias da Grande Florianópolis. Ele mostra que é crescente a cultura cervejeira não só no interior do estado, mas também na capital e entorno. Além de divulgar os estilos de cervejas, o evento propaga a cultura dos growlers, aquelas garrafas de vidro escuras e recarregáveis, que podem ser enchidas e levadas para onde quiser.

    O bier sommelier Alfredo Brites está sempre pelo local atendendo gentilmente as pessoas que querem aprender um pouco mais sobre as cervejas artesanais.

    Eu estive no evento e provei algumas das[...]

    Leia mais
  • Programa Pão & Vinho - Pelo Mundo: Douro (Portugal)

    O Pão & Vinho de hoje está no Douro, região norte de Portugal, numa belíssima viagem de trem as margens do Rio Douro.

    O Douro é responsável pelas uvas que produzem o Vinho do Porto e os Douro DOC, brancos e tintos.

    As paisagens da viagem de hoje estão incríveis! Embarque conosco nesta viagem!